sexta-feira, 16 de abril de 2010

Esboço do princípio II

Aqui estou no meu segundo post numa tentativa de fazer daqui, o sitio de pensamentos e reflexões sejam eles(as) maduros, coerentes, sensatos, racionais... ou não. Mas que sejam eles imaturos, insensatos... porque tudo se constrói. Tragam algo intrigante do seu quotidiano, do dia a dia de vocês... participem seja comentários bobos, sérios, inteligentes, maduros, senso comum... mas nada quimérico, ou até que seja desde quando sirva para refletirmos perante a realidade nossa. Ou seja! No inicio deste blog a visão de muitos pode ser pejorativa com criticas destrutivas, mas estou em processo engatinhar como um bebê e com o passar do tempo o blog vai alcançar progressos com o amadurecimento das ideias e da visão de mundo minha e de vós, com grande crescimento reflexivo. Espero que a ideia piloto esteja sendo captada por vós.
Não quero fazer deste sitio reflexivo um sitio hipocritamente serio e de escritos altamente profundos com linguagem complexa abusando do jargão filosófico ou qualquer outro jargão que seja. Que seja algo serio sim, mas que tenha um aspecto simplista, claro... para que seja compartilhado as reflexões alheias participativas do nosso dia a dia dos aspectos da rua onde moramos, da nossa cidade, do nosso estado, da nossa região, do nosso país, do nosso mundo, da nossa existência ou simples mente do nosso universo particular. Um comentário por mais bobo que seja não fique acanhado (a), pois nada é desperdiçado e as grandes ideias certamente tiveram como princípios aquelas ideias “bobas,” simples cheias de erros. Bem verdade eu há um bom tempo, não tão distante assim, tinha um pouco de receio (ou talvez ainda tenha) com estas redes de relacionamentos virtuais, como Orkut, facebook e etc.
Bom! Aproprio-me do “tinha” porque a pretensão é de sempre avaliar os conceitos e ângulo de visão das coisas sobre as quais eu me debruço ou saltam diante de mim captados pelos meus sentidos... O receio que eu tinha a visão que eu tinha há um tempo (ou talvez eu ainda tenha) era que esses sites afastavam mais, as pessoas do convívio social presencial, para um circulo vicioso social virtual, deixando assim o calor humano trocando um bom dialogo cara a cara com um amigo, para breves, triviais, distantes e frios diálogos sem profundidade. Talvez até um certo ponto seja assim, mas se olharmos também, estes sites proporcionam reencontros faz a união de uma pessoa que está milhares de quilômetros de distância da outra ser mais presencial e participativo, do que com uma que mora ao lado. Mas não gera calor e nunca, jamais vai substituir o contato corpo a corpo, olhar, calor, energia, sensações sensoriais captados pelos nossos sentidos e etc. Louco isso não? Estou sendo bem superficial com este pensamento claro que existe uma serie de fatos e fatores, mas a sensação que eu tenho é que temos a mania de buscar justificativas qualquer para as nossas falhas, erros, inseguranças... não assumimos! Estamos cada vez mais egoístas e desumanos, não no sentido de estarmos nos tornando monstros ou bichos unicamente instintivos, mas de por exemplo: damos hoje em dia mais valor a os objetos, amando em certos casos mais os objetos valorizando a tal ponto que chega ser mais estimado do que o próprio ser. Sei que tem coisas que não entram em consenso com a outra, mas a ideia é não ficar preso a inicio meio e fim, a ideia não é ser altamente metódico... é ser assim, múltiplo e atropelado como o pensamento. A reflexão sim eu vejo como algo altamente metódico, sistematizado... Enfim! Deixo com você agora.
E lembre-se, sem a vulgarização de uma das ferramentas do intelecto humano “Critica”!
Criticar é formar critérios, parâmetros com uma reflexão profunda sem preconceitos ou dogmas tendo em vista juízo de valor! E não é criticar da forma vulgarizada como a maioria entende por critica. E que sejam criticas construtivas, por favor! Ficarei grato e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário