terça-feira, 20 de abril de 2010

LIBRAS nas escolas públicas de Salvador agora é Lei

¹Projeto de Lei do vereador Gilmar Santiago, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, estabelece que a rede pública de ensino deverá garantir, a todos (as) os (as) alunos (as) surdos (as), o acesso à educação bilíngüe: Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), desde a educação infantil até os níveis mais elevados do sistema educacional.

Além de garantir a inclusão da LIBRAS no currículo escolar municipal, a nova lei determina que a Administração Pública, direta, indireta e fundacional, através da Secretaria Municipal de Educação, passe a manter profissionais surdos em seus quadros funcionais, bem como, deverá contratar profissionais habilitados, ou estabelecer convênios com entidades ou associações legalmente constituídas para ministrar as aulas de LIBRAS em todos os níveis do ensino fundamental.


Isso sim que é uma boa noticia para todos! Principalmente para a comunidade surda da nossa cidade. É este tipo de projetos que deveriam ser elaborados e aprovados, porque vislumbra a melhoria na educação e incluindo cada vez mais pessoas de todo nível social e que tem necessidades especiais ao convívio entre todos. A exclusão e o preconceito devem ser banidos de vez, e a qualidade de ensino chegue a níveis altos e justos. Com este projeto terá mais empregos, e mais interação com as pessoas portadoras de deficiência, não sendo elas mais, divididas em grupos como se fosse inferiores a nós que temos todas as faculdades físicas e mentais em vigor. Mas também diga-se de passagem porque, existem pessoas que mesmo com todas as faculdades mentais e físicas em dias e funcionando normalmente, tem atos lamentáveis. Bom, é isso galera, vamos ficar atentos ao nosso redor e valorizar cada milímetro de espaço a nossa volta, existe tantas coisas boas, interessantes... acontecendo diante de nós que nem damos importa devido a esta vida corrida e sofrida que temos, devido a este consumismo desenfreado e a banalização dos valores do ser. Até a próxima!

Curso de Especialização em Educação de Surdos com ênfase em LIBRAS,interessados(as) acesse o link:

http://cursodelibrasextensao.blogspot.com/2010/04/pos-graduacao-em-educacao-de-surdos-com.html

Fonte:
¹ http://cursodelibrasextensao.blogspot.com/feeds/posts/default

Nenhum comentário:

Postar um comentário