sexta-feira, 16 de abril de 2010

Descaso? Acidente? Uma simples ação do tempo?



Descarrilamento de trem no RJ

¹O acidente ocorreu por volta das 6h10, quando a composição de prefixo US 108 seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil. Os bombeiros informaram que o trem saiu dos trilhos e teve um tombamento parcial. Não há registro de mortos.

²Historico:

Nos últimos meses, têm sido comuns as reclamações de usuários à concessionária Supervia. Em março deste ano, passageiros atearam fogo e depredaram trens na estação de Saracuruna, na Baixada Fluminense, após duas composições terem apresentado problemas no momento da partida.
Em janeiro, um trem andou sozinho por mais de cinco quilômetros no ramal Japeri. Segundo testemunhas, o condutor da composição havia saído dela na estação Ricardo de Albuquerque para resolver um problema e alguém acionou a partida do trem.
Há um ano, em abril de 2009, passageiros da Supervia foram agredidos com socos, chutes e até chicotadas por seguranças da empresa quando tentavam embarcar em composições lotadas. Por causa dessa ocorrência, a concessionária foi multada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos em Transportes (Agetransp).

Fontes
¹ iG São Paulo (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/16/descarrilamento+de+trem+deixa+15+feridos+no+rio+9460109.html).
²Com informações da Agência Estado.


Diante de um acontecimento como este podemos dizer ou pensar: E daí! O que eu tenho a ver com isso! Eu nem no rio de janeiro moro para me preocupar com isso etc. Citei uma pequena manifestação do egoísmo social, cultural humano, ou até uma forma de preconceito talvez, manifestado por muitos seres humanos e não pense que tal egoísmo é exclusivo de nós brasileiros. Fatos como este do rio, é uma manifestação do descaso que os nossos governantes tem conosco, governantes esses que nós colocamos no poder! Que nos empurram suas promessas demagogas de puro interesse pessoal sem fundamentação e esquematização de fato para que tais promessas possam ser realizadas. O que temos mesmo é mais descaso, mais enganação, mais abandono. “Daí-me outro viés de ilusão”, devemos acabar com essas medidas paliativas que estes governantes nos empurra como se fosse a opção mais sensata e eficaz para os problemas que assombra o nosso país. Não moramos no rio, eu sei, mas fato como este serve para que agente pare um pouco para refletir e lutar pelos nossos direitos por melhorias em diversas carências do nosso país do nosso sistema. Tal acontecimento pequeno e ao mesmo tempo não, como deste descarrilamento do trem no rio, (sem precisar mencionar o estrago que a chuva causou lá e em outras regiões, na violencia, no mau e carente sistema educacional, na saúde...) é propício para nós brasileiros nato acordar e honrar um direito, um poder... que temos em mãos, na nossa consciência e discernimento que é o nosso voto! Lembrem-se desses casos entre outros na nossa grande nação Brasil!
Termino aqui meu alerta um tanto quanto imaturo talvez mas creio que tem algo aqui que sirva para nós refletirmos. E deixo um trecho de uma musica do grande Raul Seixas:


Lá vou eu de novo
Um tanto assustado
Com Ali-Baba
E os quarenta ladrões
Já não querem nada
Com a pátria amada
E cada dia mais
Enchendo os meus botões...

Lá vou eu de novo
Brasileiro, brasileiro nato
Se eu não morro eu mato
Essa desnutrição
Minha teimosia
Braba de guerreiro
É que me faz o primeiro
Dessa procissão...

Um comentário:

  1. É meu caro, o descaso cada dia que passa aumenta e o povo brasileiro cada vez, mas refém dos governantes. Entra ano e sai ano e sempre a ilusão de que um dia tudo vai ser melhor. Melhor! Palavrinha essa que nos deixa com a esperança de que um dia vamos ter o nosso direito de vida, direito esse que não é obrigação!
    Esperanças a todos!

    ResponderExcluir