domingo, 18 de abril de 2010

Senso...

Senso comum; veja só lipe, não sou um domador de um vasto conhecimento e muito menos uma pessoa altamente qualificada para dar uma resposta para você ao ponto de saciar a sua sede.
E a ideia deste blog não é, eu ficar postando sempre, vocês lendo tentando entender, decifrar... o que eu digitei comentar e pronto, como muitos bloggers que tem por ai. Claro! Primeiramente é sim precisso eu dar o chute inicial, mas se antes do meu chute alguém apontar para algo ou direção em algum post já publicado como você fez e eu achar legal, eu seguirei. Sacou? É uma interação minha com você e todos que aqui vier, é uma troca, uma parceria, diálogos... e não eu ficar escrevendo e escrevendo vocês lendo e pronto. Tragam coisas da sua mente para cá, tragam coisas do dia a dia, tragam questionamentos indignados, tragam até a sua certeza de algo... Interação! Está é a palavra!

Voltando, e mesmo que eu fosse um vasto conhecedor e altamente qualificado, você jamais pode se ater! Simplesmente porque cada um de nós têm discernimentos completamente diferentes. Alguns chegam a ir pela mesma via, mas não iguais nunca iguais. Só quando existe plagio (copia) ou uma união uma parceria reflexiva e mesmo assim não será igual. Sim igual na concretização materializada de tal ”reflexão unificada”, mas no âmbito da ideia no mundo das ideias, pensamento (por mais que tenha existido uma reflexão unificada, sistematizada, metódica e rígida) será igual porque o pensamento ao mesmo tempo em que é uno e parece ser imutável, ele é um completo devir, um vir a ser... ele sempre está em transformação, sempre muda, assim como o pensamento deixa de ser como era a um minuto atrás, assim como o pensamento está em constante mudança e atividade *nós mudamos também e assim todas as outras coisas; (*claro indo ai pelo viés da ação do tempo sobre todas as coisas materiais, sensíveis).

Senso comum é um conjunto de ideias, conhecimentos corriqueiros, a capacidade de julgar algo, de entendimento, de sentir, de perceber, de juízo pertencente à maioria ou a todos os seres propagada de forma habitual, usual, nos dando uma realidade pobre em detalhes, conhecimentos que adquirimos através de nossas experiências espontâneas e assim agimos de forma espontânea tomando como ponto de partida tais conhecimentos, sem nenhuma sistematização metódica ou uma previa reflexão, mas que contribui muito para o progresso cientifico.
Por exemplo: quando sua mãe fala para você não tomar banho suado logo após ter terminado de jogar bola porque faz mal; ai você pergunta; porque faz mal minha mãe? E ela responde: não sei, outras mães dizem; que não lembra exatamente porque ai diz algo para não ficar sem responder e com isso amedrontar e você acreditar e obedecer ao que ela disse. Daí ficasse o legado de tal conhecimento adquirido pela tradição e simplesmente por nossa direta relação com o mundo.
Isso foi um exemplo bobo, porém, verídico e é claro com viés diferente, mas acabam no mesmo lugar.

Bom senso é ter escolhas moralmente corretas de acordo com as expectativas do meio em que você convive.
Bom, aqui está a resposta para sua pergunta lipe, mas você não deve se ater a isto somente!
Proponho a você que, busque mais coisas (em fontes confiáveis) e compartilhe aqui comigo, acrescente ao que te respondi. Ajude a amadurecer mais! Certo? Aguardo ansioso. Até!

*Senso substantivo masculino
1 qualidade de sensato; prudência, circunspecção
2 faculdade de julgar, de sentir, de apreciar; juízo, entendimento, percepção, sentido.
3 Estatística: pouco usado.
sentido, direção, rumo.

*Dicionário Houaiss.

Um comentário:

  1. Olha eu já procurei varias fontes sobre esse assunto e resolvir juntar as respostas e minha opnião é que o Senso comum seria o conhecimento que adquirimos através de experiencias vividas ou ouvidas no nosso cotidiano. O Bom senso seria a nossa capacidade de falar,pensar e fazer a coisa certa nos momentos adequados.Bom essa é minha opnião juntando as repostas.
    Brigadão!!!!!!!!

    ResponderExcluir