sexta-feira, 7 de maio de 2010

Despreparo, medo?

¹Domingos Conceição dos Santos, de 47 anos, que usa um marcapasso, tentou entrar num banco sem passar pela porta giratória. Ele discutiu com um segurança, que deu um tiro que o atingiu na cabeça.
O crime aconteceu num banco, no bairro de São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. Domingos Conceição dos Santos, de 47 anos, é aposentado por problemas de saúde. Ele usa “marca passo”, instrumento que estimula os batimentos cardíacos.
Domingos tentava entrar no banco e avisou ao vigia que usava o aparelho e que, por isso, não poderia passar pela porta giratória.
Houve discussão e o segurança deu um tiro. A bala atravessou a cabeça de Domingos e atingiu de raspão outro cliente. O vigilante Pedro Gonçalves Almeida foi preso.

Ultimamente não é novidade termos vários relatos do despreparo dos policiais do nosso Brasil, e do mau uso e abuso da autoridade dos nossos policiais e profissionais da área.
Este fato é mais um de vários acontecidos e que vai entrar para a estatística, sem querer ser pessimista e já sendo, por mais que a mídia cai sobre este fato, irão continuar acontecendo mais e mais casos como este no Brasil e no mundo claro. Será que não aprendemos com os erros? Somos dotados da capacidade de raciocínio e reflexão e no entanto agimos como animais irracionais! Não podemos também por exclusivamente a culpa no segurança e julga-lo severamente, porque antes dele chegar a cometer o “crime” houve também falta de recursos, preparo, fiscalização, e uma serie de coisas que independem do segurança cidadão como todos nós trabalhando em condições não tão bem favoráveis para a segurança dele e das pessoas que dependem dele para ter uma pequena segurança. Mas se olharmos como eu citei, não é unicamente a falta de preparo do segurança do banco, mais também a violência em ascensão em nosso país faz com que trabalhemos com medo, principalmente profissionais da área de segurança que trabalham em condições caóticas em sua grande maioria.
O mau governo dos nossos governantes e etc. Bom, foi sim primeiramente o despreparo do segurança e a falta de preparo da empresa colocando um profissional pouco capacitado em uma função que exige boas faculdades físicas e mentais. E a falta de segurança para todos e o crescimento da violência no país também contribuem muito para casos como este acontecerem cada vez mais. Para ter noção como sei que todos têm, até em sala de aula professor é agredido, esta inseguro e correndo até risco de morte pelos próprios alunos. Gente! E são jovens! Uma nova geração da violência? Quem é o culpado? Difícil simplesmente apontar para algo ou alguém, porque somos responsáveis unicamente pelos nossos próprios atos e por nós mesmos, mas também somos responsáveis pelos outros. As novas gerações em sua grande maioria, estão dando um rumo nada satisfatório para o mundo em geral. Porque os mais velhos já fazem muita besteira, mas tem os que estão lutando para mudar e melhorar as coisas e a si próprio, assim como tem jovens com tal consciência, mas os mais velhos se vão e ficarão os jovens futuros adultos, governantes, educadores, profissionais, habitantes e cidadãos do nosso país. Tenho medo de como pode ser o mundo daqui pra frente e em que mundo meu filho (se eu tiver) terá para viver.

¹Reportagem é de César Galvão. (Jornal Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário