quinta-feira, 20 de maio de 2010

E quando eu tiver saído do seu circulo, não serei nem terás sido.


O tempo uma invenção nossa ou algo existente há muito tempo dês de que o mundo é mundo? Bom, sei que a nomeação “tempo” é um arquétipo dado por nós homens pensantes.

Mas o tempo, acredito eu ser muito mais, e muito mais alem do que a nomeação, compreensão, justificativa... que damos a ele. Para uns o tempo é um senhor um Deus tão belo quanto qualquer outra coisa existente em nosso mundo, mas o tempo transcende.

Ao tempo fazemos pedidos e também o encarregamos reger o nosso destino, fazendo assim acordos e deixando a mercê dele. O tempo é continuo não tem meio nem fim, é continuo, flui sempre, O tempo não para! O tempo transforma tudo na nossa existência, dês das coisas sensíveis e palpáveis a coisas insensíveis, inteligíveis... O tempo é inventivo!

O tempo tem uma influencia tremenda em tudo que somos, fazemos, queremos, pensamos... Às vezes ele é mais vivo do que nós, às vezes sentimos que estamos em uma embarcação sendo guiados e direcionados para qualquer lugar, submetidos a qualquer situação e circunstancias na nossa vida, e está embarcação e regente nada mais é que o “tempo” proporcionando tais experiências. O tempo é tão poderoso que realmente parece um Deus! O tempo vai alem dessa noção de temporalidade que compreendemos o tempo é metafísico faz parte integralmente do mundo das ideias do grande Platão, é influenciador do Heráclito "tudo flui" representado pelo fogo. O tempo circunda diante de nós a todo instante com movimentos precisos nos dando prazeres legítimos sempre que for propicio.

O tempo é o regente da nossa existência é provável, porque o tempo é a essência talvez, do nosso instante neste mundo. Se observarmos tudo beira e rodeia o tempo, antes de chegarmos ao mundo, antes de nascermos o tempo está representado nos períodos da gestação, assim se observar o tempo não está só em cada momento da nossa vida, com ele, sempre está o espaço.

Espaço e tempo norteiam a nossa existência e também dá sentido e orientação a tudo que pensamos, dizemos, sentimos, queremos, sonhamos, almejamos, planejamos... eles, o tempo-espaço, influenciam em tudo no nosso “viver, no nosso existir”.

E nada, nada escapa da ação do espaço tempo, do movimento da mutabilidade. Tempo é vida é existência e quando se está fora do seu circulo não serás nem terás sido. Não existe! Morre! O tempo é talvez uma das essências da nossa existência. O tempo é o devir da vida, o vir a ser, o movimento constante da nossa vida do nosso planeta que gira constantemente gerando a força gravitacional e nós prendendo a ele e nós consumindo pouco a pouco dia após dia. Tempo, tempo, tempo, tempo, quem ou o que é você de fato? Se o tempo parece um Deus então nós somos o tempo, somos então semideuses, não criamos nada, mas somos capazes de inventar, modificar... as coisas. Se o tempo tem tamanha participação em nossa existência, então nós somos o tempo e tempo é o ser. Vivemos de projeções para o que não existe e carregamos conosco o que não existe mais, "passado e futuro". Assim flui a nossa vida! Tempo logo é o ser o homem! Somos o tempo e senhores do nosso destino!

Um comentário:

  1. Tempo rei! Eu acho que tempo é o nome do remedinho pra todos os males. Sim, eu acredito que o tempo tem poder de cura!
    Apareça, sumido!

    ResponderExcluir