sábado, 8 de maio de 2010

O Homem é responsável por tudo e por todos!


Os animais não são dotados de intelecto alguma, não pensão, não raciocina, não tem consciência da consciência da coisa de algo, e agem por instintos, instintos estes que são essenciais para a sobrevivência e convivência entre outras espécies gerando assim um ciclo equilibrado, onde podemos encontrar (nomeando com os nossos conceitos) “respeito, harmonia, honra, moral”.

Respeito, um animal sempre respeita o seu “superior” do bando e segue os passos dele e não vão contra aos instintos dele porque “sabe” que sem o “superior” e o bando não vai sobreviver muito tempo, eles vivem em harmonia uns com os outros e não matão o da sua própria espécie, a não ser quando um quer tomar o lugar do outro e acontece uma batalha medindo suas forças um com o outro e o mais forte vence tomando o lugar do que estava no poder, matando-o ou o humilhando diante do bando mostrando que o que estava no “poder” já estava incapaz de “comandar” o bando. Sendo assim, ali pela nossa visão existe, a honra perdida ou reconquistada, ou conquistada, a moral no sentido de regras de conduta do bando mesmo e o respeito entre uns com os outros e sem falar, da parceria, amizade etc., que podemos classificar usando nossos conceitos para assim, talvez chegarmos a um entendimento do comportamento dos animais selvagens. Claro! Os animais selvagens também matam uns aos outros, matam seu semelhante, mas a causa predominante e essencial é para suprir a sua fome, e nunca um animal ataca ao outro simplesmente por ter tido vontade de matar, ou porque um outro olhou feio para ele, ou achou que o outro olhou para fêmea dele e etc. Como podemos presenciar isso muito bem e que hoje em dia já esta banalizado, um Homem, um ser dotado de razão, intelecto, raciocínio... capaz de pensar, refletir, dialogar... matar um ao outro por motivos banais, que não tem justificativa algum um ser humano tirar a vida do outro, não existe nenhum! Nenhum motivo no mundo que justifique um homem tirar a vida do outro. Podemos acompanhar nos jornais impressos, nos noticiários televisivos, radio... vários casos, constantes e cada vez mais cruéis e banais de matança e violência do homem para com o seu semelhante! Matam por qualquer coisa, por qualquer motivo! Nem carece da minha parte citar os motivos e coisas que estão sendo motivos para um homem tirar a vida do outro. O homem não só mata o seu semelhante, mata também os animais por diversão, prazer, maldade... matam e não é para consumir pelo menos a carne, matam para mostrar que é “superior” que é “mais esperto” do que os animais. A direção em que a violência está indo, se continuar do jeito que está a vida vai valer muito menos do que hoje em dia e matar vai ser como comprar ir comprar um pão na padaria as 18hs para tomar café.

Como pode, um ser que pensa, racional ter comportamentos e atitudes tão inferiores ao de um animal selvagem, que só fazem atos que ao nosso ver é violento também porque não pensam e é instintivo é do instinto da espécie. Como podemos ficar de braços cruzados para o mundo e ficando cada vez mais emergidos em nosso lar, enchendo de grades, câmeras, alarmes, cerca elétrica... nos dando uma falsa sensação de segurança? Andando nas ruas com medo de uma bala perdida, de um assaltante, atentados terroristas e etc!

Dando as costas e se acovardando, não vai existir o direito de ir e vir em segurança nem a liberdade saudável e moralmente correta da humanidade. É preciso agir! Mas combater a violência com a própria violência é redundante e irracional! Se temos a dádiva do intelecto do raciocínio... então vamos usar esta poderosa “arma” contra qualquer “mau” e problema que surgir! Vamos fazer melhor proveito desta capacidade cognoscível que temos sem demagogias! E a união faz a força sim! Com disse Raul Seixas; “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Não é uma novidade isso e todos sabem, então vamos nos unir e combater tudo o mais no dialogo, reflexão e conscientização. Vamos pegar o viés da razão e focar na consciência das pessoas, porque a consciência precisa de algo para que exista! E “algo” temos em demasia. Esta violência está monstruosidade, ganância, egoísmo... precisa acabar, antes que acabem com todos nós!

Antes que nos mesmos acabemos uns com os outros de vez, porque tudo isso não é nada mais nada menos invenção nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário