quarta-feira, 5 de maio de 2010

O pensamento flui...

As vezes vem pensamentos um tanto quanto loucos ou sem foco algum.
O que é este planeta na real, real mesmo?! Qual o propósito de vivermos nele?
qual é a real significância das nossas invenções e avanços para nossa existência?
Claro um remédio é para curar ou controlar a doença, os meios de transporte são para nos locomover em nossa cidade e no globo terrestre, até tem uns que é capaz de levar o homem para fora do planeta! Será mesmo que o homem foi capaz de sair do planeta o qual chamamos de terra e explorar o espaço? Tá existem provas em formato de imagens e escritos... mas qual a certeza de que as provas são legitimas mesmo? Pode ser estúpido estes questionamentos, mas sinto dificuldade em aceitar determinadas verdades. Qual o propósito de fato deste ciclo em que vivemos, nascer, crescer, reproduzir e morrer e assim por diante em um ciclo ininterrupto.
Por que, nos obrigamos a tanta coisa e dando justificativas para cada uma delas e dizendo ser o sentido da vida, sendo que, para cada um a vida tem seu próprio sentido e importância.
Qual o sentido da vida de fato? Se todos nós viemos a este mundo da mesma forma, logo somos iguais em essência, mas diferentes na superfície, logo por que tanta desigualdade entre nós? Se nascemos da mesma forma e habitamos o mesmo mundo e todos nós temos inexoravelmente a certeza da morte incomum, para que tanta injustiça? E o que seria justo?
O que é ser justo? O que é justo? Passamos toda nossa existência batalhando por ideais e justificando nosso esforço com posses, status social etc., e nem paramos para pensar o porque de fato temos que fazer isso tudo que fazemos! Claro, vão pensar que estou louco ou sou idiota... e dizer que a vida é para se viver, que o sentido dela é trabalhar, ter sua casa, viajar, ter fé em Deus (os de fé dizem), e uma variedade de coisas. Mas volto a perguntar qual é o sentido da vida padrão e incontestável para todos nós? A sensação que eu sinto as vezes é, que parece que estamos em um viveiro gigantesco e tem algo muito maior do que nós, nos observando, nos estudando... como fazem os cientistas com suas cobaias em laboratórios com seus experimentos. É louco e estranho, mas observo ao meu redor, e vejo pessoas se sentirem melhor do que a outra só porque é mais alto, porque é mais forte, porque esta com a roupa mais limpa, bonita, cara... porque se diz ser mais importante do que a outra pessoa só porque tem um emprego melhor, tem um salário ótimo, tem posses grandes e caras... enfim, uma serie de coisas, mas para que isso? Se tudo que adquirimos aqui, de nada serve para evitar a ação do tempo que é cruel e invencível! E os valores humanos? Quem os inventou? Para que eles existem de fato? A principio sabemos que é para uma convivência respeitosa e digna uns com os outros. Sim! Mas na pratica nada é assim! E os avanços tecnológicos, científicos... será que eles são realmente benéficos para o nosso grande viveiro e nós habitantes? Somos seres que conhece, cognoscíveis... mas porque existe tanta destruição?
Ao mesmo tempo em que construímos, destruímos! Para que estamos aqui?! Se você tem algo convincente compartilhe comigo, não estou em crise existêncial ou seja lá qual for a justificativa que dê! Mas não fico levando a vida de uma forma aceitável de que todas as respostas e justificativas são de fato lógicas e incontestáveis. Aparentemente sim, muitas são lógicas e incontestáveis, mas quem as inventou? E qual é o propósito de tudo? Já se tem até uma vida a pós a morte! Será que ao mesmo tempo em que estamos aqui vivendo do jeito que vivemos, em outro mundo outras formas de vida fazem o mesmo ciclo que fazemos aqui? Para que tanta coisa inventada se no final nada nos servira? Será que toda descoberta que nos fazemos são de fato benéficas?
e o que será que vai acontecer quando todo petróleo no planeta acabar? Já estão inventando combustíveis biodegradáveis, solar, elétrico... mas pelo que sabemos tudo tem começo, meio e fim! E quando chegar o fim? Será que vai acontecer como na visão bíblica? Será que o apocalipse é o efeito colateral da ganância e egoísmo do homem? Somos realmente inteligentes? Somos realmente gente? E o que é gente? O que é ser gente? Quem inventou esse termo gente? Bom, tantos questionamentos que até me perco. Se grandes mentes não conseguiram dar um propósito para nossa existência não serei eu sozinho conseguir. A final não quero dar um propósito e sim entender o que está por trás disso tudo! Vejo intelectuais dando respostas ou tentando dar respostas para isso ou aquilo, cientistas fazendo experimentos, descobertas, estudos... o homem tentando vencer a ação do tempo e sem êxito. Pessoas estudando, trabalhando, andando, correndo, rindo, chorando, gritando, com medo, com raiva, com frio, calor, cansada, triste, feliz, doente, pobre, rica... e na verdade não sabemos o porque tudo isso e uma serie de coisas a perder a vista existente, existe!
Enfim, qual o sentido? Qual a certeza? Vai aparecer uma gama respostas, mas nenhuma delas vão saciar a cede de sabermos quem somos? Porque somos? Para que somos? Para que serve toda essa gama de coisas que inventamos, damos nomes, importâncias e justificativas simplesmente para justificar o que ao meu ver não é justificável. A existência! E claro, vão me dar justificativas, varias! Mas quem haveria de provar que realmente é algo inexorável como a certeza da morte? Repito, não estou louco nem sou um idiota, nem estou em uma crise existêncial! Apenas tenho a sensação de que somos “seres de laboratório”.
Afinal! O que é a loucura? Será que é realmente tudo aquilo que nós homens inventamos para justificar o que não conseguimos desvendar? O que é ser louco? O que é a loucura? Será que é uma falha da faculdade mental do homem? ou uma faculdade tão superior quanto a nossa e por não entendermos, justificamos como anormais, loucos...? Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário