quinta-feira, 13 de maio de 2010

A reflexão é importante!


E a nossa TV aberta? O que ela nos proporciona? O que ela nos apresenta? O que ela nos empurra? Como ela contribui para o nosso intelecto?

As informações propagadas pelo sistema de TV aberto é realmente algo que faz com que nós tenhamos uma experiência rica, produtiva intelectualmente e reflexiva?

Os programas e jornais realmente são meios informativos formadores de controvérsias e realmente são informativos, mostrando os prós e contras de ambas as partes da noticias?

São realmente informações seguras e informativas sem cortes e sem maquiagens? Ou são informações desinformativas, sempre escondendo algo por trás ou informações erradas ou falsas... , e dando sempre uma direção para a compreensão do povo, induzindo as pessoas a terem uma visão dos fatos, da forma que eles querem, causando sempre aquele sensacionalismo todo como sempre fazem? E lembrando; informação não é conhecimento!

Observe que todos tipos de noticias apresentadas a nós vem sempre já com a opinião formada pela mídia sem dá margem para uma outra visão ou interpretação, massacrando assim a opinião alheia. Com isso como a maioria da população não tem o senso critico e questionador e não tem o exercício da reflexão e da controvérsia entre uns com os outros ou sozinho mesmo com seus próprios pensamentos, acabam dando-se por entendidos e satisfeitos e abraçam a noticia e a já opinião formada acoplada, embutida... na noticia. Observe que é raro ter alguém comentando contra, totalmente contra, a algum escândalo, fato... e mantendo sua posição firme e forte. É muito mais fácil e comum aparece os a favor do que os contras. E na maioria corriqueiramente a noticia é sempre neutra, não dando a pontinha critica para os espectadores, não provoca a reflexão e o questionamento, não deixa aquela controvérsia no ar induzindo as pessoas questionarem e formarem suas opiniões e terem suas reflexões próprias. É um pacote totalmente pensado e arquitetado. Mandão a noticia para o publico, mas embutida nela tem já o lado, opinião, entendimento... definidos, ocultando as possibilidades de formação de outras opiniões e posições direcionados a noticia, fato... sendo assim já encaminham a massa tomar a opinião já formada, como incontestável, e isso se dá porque o povo não tem o senso critico aguçado, não tem a anteninha atenta e não são aptos a fazerem o exercício da reflexão e tem os olhos vendados. Claro existe e sempre existirão as exceções, mas infelizmente, a maioria de pessoas sem o senso critico e etc., é gritante e uma andorinha ou dez não vão fazer verão. Me entendem?! Sem falar a qualidade dos programas e o bombardeio de tele novelas e programas de auditório com o conteúdo cada vez mais xucro e alienante e pobre intelectualmente.

Está ai a grande importância de a filosofia ser reavivada, obrigada, presente nos currículos escolares públicos e privados. E que deveria ter projetos de aulas de filosofia aberto para todos, e fora dos limites escolares, acadêmicos. Entende?! Deveria ter projetos para aulas de filosofia não só para os jovens e aos que tem acesso às salas de aulas, mas para a população em geral. Entendem o que quero dizer e a visão que estou tendo?

A filosofia é para acabar com este adestramento de seres teleguiados! Para capacitar dês de cedo ou “tarde”, os jovens estudantes e cidadãos exercitarem e usarem o dom da reflexão, para serem críticos, questionadores, dialéticos... e antes de confiar em qualquer coisa por mais obvia que seja, duvidarem e assim fazerem uma estruturação das ideias, criar métodos para uma reflexão e formas suas opiniões usufruindo antes de toda capacidade cognoscível que o homem tem, questionar, e ter uma participação reflexiva e intelectual mais lúcida no mundo por completo de norte a sul de um hemisfério ao outro do globo terrestre. O que deve ter de “gigantes” (se é que me entendem) dizendo ser a favor da inclusão da filosofia nos currículos escolares, mas sendo demagogos e no fundo no fundo não gostando tanto assim da ideia; “rum”. Assim eu penso, porque fazendo as pessoas pensarem corretamente estruturar melhor suas ideias e criar métodos para o exercício do pensar e formar opiniões lúcidas e analisadas, serem questionadoras, criticas... e ativos intelectualmente praticantes assíduos da reflexão, vai ser difícil de enganar e manipular essas pessoas.

O pensamento vai longe e flui mais rápido do que qualquer coisa que se pode imaginar ou conhecer e mais poderoso do que qualquer coisa existente neste mundo, porque tudo é derivado do pensamento, do intelecto humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário