segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sem nexo, sem sentido, sem maturidade...? E dai?!

O que é isso vida? Viver é primeiramente nascer, depois desenvolver-se, definir-se e depois afirmar-se. Daí buscasse os ideais, os sentidos para a própria existência. Vem os primeiros anos de adestramento em casa, depois é mandado para uma creche, depois os anos seguintes no fundamental e ensino médio. Mas daí é onde tudo começa, vem os conflitos da adolescência e a mudança de conceitos e ideais, entrar pra universidade, vem a busca por emprego, conciliar trabalho e estudos, ainda entre os dois a vida social e lazer que todos precisam. Aquela correria do dia a dia, pessoas indo e vindo, todas com um destino todas com seus pensamentos únicos e individuais, centena de milhares de sentidos para vida, infinitos por quês, infinitos ideais, costumes, conceitos... todos paralelos uns aos outros, uns sorrindo, outros sérios, outros aparentemente tristes, preocupados, cansados, ansiosos, amedrontados, esperançosos... uma variedade de explicações e definições bombardeiam a todos nós sem intervalos sem piedade.

Uns correndo para pegar o ônibus para não perder a hora de chegar no trabalho, na universidade, na casa da mãe, no banco, no local marcado com alguém ou consigo mesmo, pessoas andando e enquanto caminha dá para sentir a abstração dos seus pensamentos, sejam eles produtivos e usuais para si próprio e todos, ou fúteis e triviais pensamentos.

Decisões a tomar, escolhas a fazer, caminhos a seguir, derrotas a aceitar, vitorias a comemorar... enfim a vida, viver é isso e muito mais claro.

Mas eu penso, para que tudo isso na verdade? Damos sentido para vida para preencher um vazio impreenchível e injustificável, mas engenhosamente inventamos, adaptamos, apropriamos sentidos, conceitos... e passamos a abraçar, crer, idolatrar, ostentar com toda força interior que temos e dizemos ser o sentido para a NOSSA individual existência para não vagarmos por ai sem rumo, sem esperança, sem consciência da existência e da própria consciência, e quando não conseguimos preencher o vazio completamente, partimos para a fé, para o divino, para o invisível que não é invisível de fato, não porque a fé é que nos faz enxergar o que na verdade não está presente materialmente o que supre o nosso desejo de dar sentido as coisas a vida a existência.

Estudamos, trabalhamos, comemos, sorrimos, choramos, sangramos, lutamos, sofremos... e tudo isso tem um porque tem um sentido e uma explicação, mas porque tudo isso e tudo mais existe? Claro, se sentimos fome então temos que comer, mas porque sentimos fome? E porque o nosso corpo necessita de elementos exteriores para manter-se funcionando? Lógico porque o alimento é a fonte de vida básico para nós, sem o alimento morremos, sem água morremos... Mas se formos observar, morremos por falta de qualquer coisa assim como morremos pelo excesso de qualquer coisa. Algo material mata o corpo e atinge o corpo fisicamente e diretamente, algo invisível que está em nossa mente, pensamento atinge invisivelmente e de dentro para fora. Não quero citar exemplos não quero dar nomes nem conceituar nada, estou em processo de abstração e abstraindo todo o desenrolar deste pensamento porque de forma invisível ele me corroí por dentro, e sinto ele me fazer mal.

Se estamos em constante sentido para nossa existência, porque não defendemos com unhas e dentes os que inventamos, conceituamos e implantamos em nós e na nossa vida? Nessa busca de conceituar tudo de dar sentido a tudo de inventar e reinventar o inventado eu acho que o sentido se perde e vira um mix de conceitos, ideias, ideais... que acaba complicando a existência que cria uma complexidade na vida dando assim mais conceitos e problemas inacabados como tudo é talvez. Porque nunca estamos satisfeitos, nunca damos valor quando conseguimos algo mesmo tendo dado um trabalho terrível e difícil. O que é tudo isso? Buscamos a felicidade e nem sabemos conhecê-la quando ela se apresenta diante de nós, quando ela surge diante de nós! Lutamos por vitorias seja ela qual for e seja qual segmento e vertente da nossa existência, e quando conseguimos a tal vitoria não cuidamos daquela vitoria, conquista até o ultimo sopro de vida, não, jogamos ela fora, deixamos de lado, e dizemos que perdeu o sentido, que perdeu a graça, que perdeu o amor, o calor... ou qualquer adjetivo que cada um dá. E depois vem um velho e já sem sentido clichê: É humano! É do Homem! Ai eu pergunto, se tudo isso que eu digitei e muito mais é ser humano, o que não é humano? Como não ser humano se tudo existente neste mundo é derivado do homem e não do não homem?!

E parou para pensar que até as explicações do que é errado e do que não é humano é derivado do humano? Tudo que dizemos ser desconhecido e não prestar é conceituado e classificado pelo humano? E o que não está entre nosso intelecto e corpo, é de onde? Claro de Deus... da fé! E tudo isso aqui que eu escrevi vai dar em que? Em uma variedade de pensamentos bons ou ruins mas nada mais alem de uma conceituação sua achando ser melhor ou mais inteligente do que eu ou qualquer outro. Mais eu pergunto, o que você vai fazer quanto a isso?

Eu já estou pouco a pouco chegando no denominador comum de que tentar entender a vida e o sentido dela é uma ida e vinda sem fim e que perde o nexo a cada ida e vinda e quanto mais se sabe mais sofre. Feliz os animais que não raciocinam e são fieis a sua existência e seus instintos não querendo ser melhor ou diferente do seu semelhante, apenas vivendo e esperando o seu fim do ciclo carnal. Porque o homem busca tanta explicação para a existência que até já tem a definição para a vida depois da morte! Mas se somos tão imperfeitos e errôneos como chegamos a ideia de algo alem das nossas faculdades sem termos tido total experiência do não palpável? Se não conseguimos entender e decifrar a nossa própria vida e mente e habitat(planeta em que vivemos), chegamos mesmo saber sobre algo que não vivenciamos? Se os números não são exatos e sim aproximações será que tudo que inventamos e dizemos tem tanta exatidão assim? E tudo que fazemos e todo sentido individual e que já partiu para o universal é de fato o que é? E quando contestados é louco, burro, imaturo, ingênuo ou idiota aquela que se expressa. Faço planos para ver se ao menos tenho a sensação de que realmente controlo a minha vida, porque por mais que você planeje menos acontece como planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário