terça-feira, 29 de junho de 2010

Sem emprego = Sem valor, desprezível...


O homem desempregado neste mundo capitalista que cresce mais e mais é visto com maus olhos, desvalorizado e duramente desdenhado. O homem sem emprego não é homem! Não tem valor, valores... para ser bem quisto.

Para ser bem visto, para ser valorizado! O homem desempregado é injustamente cuspido e diante dos outros que tem emprego, ele é rebaixado a uma existência qualquer. Mas os valores existentes dentro dele, a dignidade que ele tem, por ele ser desempregado, não ter posses... de nada servem ou tem valor nos olhos, pensamentos e desejos de visões e mentes capitalista. É lamentável isso!

O homem desempregado não tem honra, não deve ter honra pois não tem capital! Porque um homem desempregado, é apenas um qualquer, visto como comodista ou sabe lá o que. Não se engrandece aos olhos dos outros e pior! nem aos olhos de quem ele tem como importante para si, de quem ele ama. “Mas desemprego não é doença e a vida é uma batalha constante de superação.” O capitalismo, mata, destrói... a real dignidade do ser, destrói o que de fato tem valor no homem, na vida, na existência humana... e desvia, desfigura o valor moral e a nobreza dentro de cada homem, diminuído em supérfluos prazeres, a prazeres fetichezados, superficiais, prendendo o homem somente aos fenômenos, fazendo que a essência seja perdida. O homem desempregado é apenas uma existência qualquer visto por olhos puramente capitalista, materialista e esnobe!

O homem para ser homem, tem que ser um empresário de sucesso?
Um homem para ser homem ser valorizado, tem que ao menos ter um emprego? Ter posses mesmo que sejam pequenas? E se o homem tiver posses grandiosas e uma vasta quantia em dinheiro, ele é mais valioso, ele tem mais valor... do que um homem que vende cachorro quente na praça, mais ainda do que um homem que infelizmente não conseguiu seu emprego, mais ainda do que um jovem homem que está na árdua batalha de conseguir se encaixar neste sistema cruel e preconceituoso e seletivo que é o capitalismo? Por quê as pessoas cada vez mais desvalorizam os valores morais e éticos arraigados na essência do ser, colocando artefatos, coisas exteriores que se comparado ao ser, não tem valor algum, como mais valioso do que a própria dignidade do homem? Por quê o homem que tem sentimentos e enxerga o mundo buscando a sua essência e tenta ver alem do fenômeno é visto ou quisto como louco, comodista, idiota, fracassado...? Será que a vida cada vez mais é menos valiosa diante de titulações, dinheiro, cargos importantes, posses...? O amor, o sentimentalismo, a sensibilidade humana o humanismo está se perdendo cada vez mais? Estão a cada dia que passa sendo desfigurado e reformulado para esta existência mesquinha, individualista, esnobe, superficial e fetichezada de tempos atuais? É lamentável, mas o que digo aqui não é nem a metade do que está cruel existência superficial com valores supérfluos representa e cresce ultimamente.

2 comentários:

  1. TUDO BEM FABIO?

    MINHA PSICÓLOGA ME ODEIA.

    Quem de nós está imune a uma disfunção psíquica, nesta época que tem gente correndo até atrás do vento?
    Enclausurado por pequenos conflitos internos e cansado de tomar chás fitoterápicos de erva de São João, Sabugueiro, Camomila e erva Cidreira, passei por uma seção de acupuntura, e confesso que só voltei às duas últimas vezes ao consultório, não pelas agulhas e sim, pela competência profissional daquela loira acupunturista que realmente, me relaxava muito.

    Uma beleza!

    Mas, mesmo assim continuava com insônia, até que...

    ESTE É UM TRECHO DA CRÔNICA DO MEU BLOG:”HUMOR EM TEXTO”, DESTA SEMANA.

    SE ACHOU INTERESSANTE ATÉ AQUI, QUEM SABE GOSTARIA DE CONTINUAR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA ISTO.

    E PRINCIPALMENTE ,PARA QUE DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUE NO BLOG É O MAIS IMPORTANTE PARA MIM.

    COMBINADO?

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir
  2. FABIO ,

    obrigado pela genereosidade da sua atencão.

    E que comentário!!!

    Espetacular.

    Por aqui, até o sol voltou depois de semanas de chuva.

    Estávamos tão soturnos e triste quanto o desempregado.

    O desempregado: esta é realmente a situação mais degradante para o ser humano, pois fere-lhe a honra, a cidadania, sua autoestima, afstam-se os amigos, os familiares os vêem como um pária inútil a gastar o tempo sem nenhuma utilidade.

    No estanto, o desempregado é a maior vitima, de políticos como este do Amapá que acaba de ser prêso com sua quadrilha, pois roubavam dinheiro da Educação que seria para contratar profssores e equipar escolas.

    Quantos desempregados pelas atitudes de insanidade de homens inescrupulosos como este governador, são gerados Brasil afora?

    É por aí, Fabio.

    O dinheiro que governo federal, mandava para lá ela desviado de forma a mais desonesta possível.

    Bem pelo menos esse, estão presos.

    Faltam todos os outros.E são milhares!!!

    Um abração carioca.

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir