quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Livres para... ? hein!?

"O existencialismo, pelo contrário, pensa que é muito incomodativo que Deus não exista, porque desaparece com ele toda a possibilidade de achar valores num céu inteligível."

Como é citado um dizer de Dostoiévski: "Se Deus não existisse, tudo seria permitido."

Para quem pensa que o existencialismo é algo anti-cristo por exemplo, por favor, subjugue o interior de vocês, nem mesmo o existencialismo ateísta que é justamente a ótica de Sartre tem essa preocupação em matar Deus ou provar a não existência dele, afinal, somos limitados e necessitamos de uma inteligibilidade valorativa para agregar em nossa ética e experienciar na nossa moral.

Mas no entanto mesmo com valores inteligíveis, os quais estão ai para nos guiar numa conduta mais, humana possível, agimos feito animais Pré-Históricos esquecendo cada vez mais os VALORES e enaltecendo os instintos jogando todo nosso diferencial (o intelecto, a razão) no núcleo da terra. Mais ódio, vingança... Menos amor, paixão... E assim, seguimos sem compromisso com nós mesmos e claro, muito menos ainda com o próximo.
O existencialismo é sim um humanismo!

Quando Nietzsche disse: Deus está morto! Ele não quis matar Deus, ele não matou Deus e tão pouco ele é O Anti-Cristo, Ele não se referiu ao inteligível, mas diretamente ao homem, ou seja, a fé em nós mesmos está morrendo, senão, já morta há muito tempo como o mesmo outrora vociferou aos ventos. Matamos por quê? não amamos por quê? não andamos mais devagar por quê?... "A humanidade é desumana, mais ainda temos chances, o sol nasce pra todos, só não sabe quem não quer."
Sejamos mais doces, mais humanos! De que adianta tanto intelecto, discernimento, capacidade julgadora se exercemos tão mal essa dádiva? Ou essa evolução!

Um comentário: